Condomínio Horizontal Fechado

Entrada do Cond. Cabo Branco Res. Privê

Os Condomínios Horizontais Fechados vem sendo considerado como um fenômeno. Passaram então a fazer parte do panorama espacial e social de muitas cidades e regiões do mundo (Raposo, 2008 p.109).  Influenciados pelo modelo Norte americano das gated communities, já que foi lá, na década de 1990, que esse novo tipo de moradia atraiu os olhares dos estudiosos. Os Condomínios Fechados se inserem na paisagem urbana de maneira diferente do restante do espaço compreendido por cidade, no sentido de isolar pessoas, privatizar espaços públicos e definir classes.

O Condomínio Cabo Branco Residence Privê, localizado na cidade de João Pessoa, é o mais antigo entre os sete implantados na mesma área, definida pela Prefeitura Municipal da cidade como Bairro Portal do Sol. Uma das características desse tipo de empreendimento é o fato de ser implantado em áreas mais afastadas do “aglomerado urbano”. Sendo o condomínio fechado mais antigo da área, possui aproximadamente 80% de seus lotes já ocupados.

Segundo o livro A Arquitetura da Cidade, de Aldo Rossi, diz que Carlo Cattaneo nunca fará distinção entre cidade e campo, na medida em que todo o conjunto dos lugares habitados é obra do homem (Cattaneo apud Rossi p.22). Sendo assim o condomínio fechado pode ser colocado adequadamente nessa citação já que também é uma obra do homem, planejada a partir das necessidades impostas pelo crescimento acelerado da cidade, porém essa mesma resposta dada como “solução” a uma parte da cidade, leva ao desenvolvimento de outras questões no âmbito geral, como por exemplo, a segregação, a cultura do medo, o isolamento, etc.

Sendo um tema muito explorado nas últimas décadas devido ao crescimento acelerado nas cidades, a especulação imobiliária tem tomado a frente apresentando um novo estilo de morar como uma segunda opção, que une a segurança que um condomínio vertical oferece, mas tendo a casa como tipo de habitação, o que repercute na inexistência de diálogo entre o espaço público e o privado levando ao surgimento de novas questões negativas referente ao espaço urbano. São propriedades privada para uso coletivo e enfatizam o valor do que é privado e restrito ao mesmo tempo em que desvalorizam o que é público e aberto na cidade (Caldeira, 2000 p.258) na medida em que apresentam a versão do ideal acompanhado do status negando a cidade real. No caso da cidade de João Pessoa, o número de condomínios horizontais fechados tem crescido a cada ano e é perceptível ver a participação direta da especulação imobiliária tanto nos novos lançamentos de condomínios, como na construção de casas, dentro do mesmo.

Por estar localizado numa área mais afastada do restante da cidade, o condomínio acaba não sendo atendido com os serviços básicos de infraestrutura que atende ao restante da cidade, mas as pessoas parecem não se importar com isso quando vêem o folheto de propaganda de um condomínio fechado que passa a imagem de completa qualidade de vida.

2 Respostas para “Condomínio Horizontal Fechado

  1. Para tanto, esses condomínios são um refúgio que as pessoas, diga-se com alto padrão de vida, procuram contra o crescente aumento da falta de segurança. Mas, não lhes são dados, como citado no texto, atendimento aos serviços básicos. Seria portanto, viável transpor ou criar postos de atendimentos básicos dentro do condomínio para uso, apenas, dos moradores do mesmo?

    • Olá rafaela. Tudo bom?
      respondendo à sua pergunta.

      Os condomínios foram uma solução apresentada pela especulação imobiliária que utilizou da violência para vender. Estudos feitos no Brasil e no mundo comprovam que os condomínios, na verdade, só aumentam o problema da violência no mundo.
      Quanto aos serviços básicos, alguns condomínios já possuem serviços, mas, muitos desses serviços funcionam por períodos curtos de tempo porque o custo para se manter se choca com a quantidade de pessoas que utilizam esses serviços.

      Uma curiosidade: eu moro em condomínio fechado há 10 anos e pesquisando condomínios eu pude verificar a maioria da hipóteses levantadas. No condomínio que eu moro, têm: salão de beleza, mercadinho, loja de roupa, esteticista, loja de material de piscina, padaria, lanchonete e já teve muitos outros serviços que abriram e fecharam.

      Espero ter respondido à sua pergunta. Agradeço pela visita ao meu blog. Isso me ajuda muito!

Deixe um comentário